Fáscia Fisioterapia

Você sente dores na sola dos pés?

imagem de um pé com fascite plantar, muita dor nas solas dos pés

Sentir dor e/ou queimação na sola dos pés depois de um longo dia de trabalho em pé, ou ainda depois de ter andando por muito tempo, tenho certeza de que ninguém gosta. Já parou para se perguntar o por quê disso?

Pode ser fascite plantar

A fasceíte plantar é uma inflamação na fáscia plantar do pé. Normalmente o paciente que chega com esse diagnóstico em meu consultório, tem queixas de dores/queimação na sola do pé dor ao acordar e colocar o pé no chão pela primeira vez, ao ficar em pé, pisou no chão sente uma dor muito forte. Ao começar a se movimentar, caminhar a dor ameniza ou passa. E quando permanecer por um tempo parado ou descansando ao recomeçar a caminhar vai voltar a sentir dor na sola do pé. Pessoas que trabalham em pé podem chegar ao final do dia com dores nessa região e podem desenvolver essa patologia. A dor da fasceíte plantar é uma dor em fisgada na região do médio pé e algumas pessoas podem confundir com a dor no calcâneo que normalmente é decorrente do um esporão calcâneo.

Os músculos dos pés são como qualquer outro do corpo humano e assim como os outros, se “usados” em excesso entrarão em fadiga e causarão dor.

A fáscia plantar é a estrutura que recobre os músculos da sola dos pés e duas de suas principais funções é o movimento e a absorção do impacto do corpo com o solo. A sobrecarga na fáscia ocorre quando há alguma alteração relacionada a esses dois mecanismos.

Além desse “excesso de uso”, nossos pés possuem alguns formatos, alguns têm uma pisada mais “para dentro”(valgo), outros mais “para fora”(varo) ou pisada neutra.

Com alto impacto do corpo com o solo na corrida, o arco do pé e a fáscia plantar se distendem para absorver o impacto com o solo. Se esse impacto for muito grande, ou se outras partes do corpo estão fracas e não contribuem nessa tarefa de absorção, a fáscia plantar pode ser machucada. Algumas características externas também podem tornar o impacto muito grande para o corpo, como corrida em terrenos muito rígidos (concreto, por exemplo) e calçados inadequados.

Excesso de treinamento sem orientação e sobrepeso também são fatores relacionados ao aparecimento da fasceíte plantar.

O tratamento que associa o trabalho de terapia manual (passivo) e exercícios (ativos) trazem ótimos resultados no tratamento da fasceíte plantar.

Não há um protocolo de exatamente o que deve ser feito. É preciso avaliar e entender como está o equilíbrio dos pés. Como está a distribuição de forças e peso nesses pés. Pessoas que tiveram entorses de tornozelo e na ocasião não trataram, pode preceder o aparecimento da fasceíte plantar, por um desequilibro no pé. Outras pessoas não tem nenhuma alteração nos pés, mas tem fasceíte plantar e isso se dá, pois nem todo local da queixa/dor é o local da causa. A causa pode estar na coluna, desequilíbrio na ATM ou olhos.

🖋️ Patrícia Bovolin
Fisioterapeuta  |  Osteopata

 


Dicas de Saúde

Veja essa post, nele te dou uma dica simples que pode ser feita em qualquer lugar e que poderá te trazer alívio em poucos minutos!⁣

Vamos praticar!⁣

 

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Você pode se interessar por

Leia Mais